Compra de imóvel Dicas Planejamento

Confira dicas práticas para uma faxina dos sonhos

Móveis por todos os lados, comida pelo chão, medicamentos espalhados e muita, mas muita sujeira nos cômodos. A descrição revela um cenário de puro caos, mas a verdade vem à tona e o lugar é… a sua casa. Complicado, né? Mas não precisa ser assim! Descubra neste post orientações essenciais para garantir a ordem no lar de uma forma eficiente.

Você vai ler a seguir:
– Panorama geral da situação;
– Realize uma faxina incrível com estas dicas
– Mais facilidade: aplicativos que descomplicam a sua vida  

Quem não gosta de chegar em casa e ver tudo arrumado? Poder descansar em cima do sofá sem precisar disputar espaço com uma caixa de pizza da noite passada ou uma peça de meia perdida é uma maravilha. Entretanto, devido à correria do dia a dia, fica complicado arrumar forças para deixar a preguiça de lado e pôr as mãos na massa.

Você pode gostar também:
Qual tipo de apartamento é o melhor para você?
A importância da localização ao comprar a casa própria

Para facilitar a sua vida, nós, da RD Engenharia, reunimos pontos fundamentais para que a sua casa ganhe uma faxina de verdade sem dificuldades.

Realize uma faxina incrível com estas dicas

Saiba por onde começar

Saber por onde iniciar faz toda a diferença na hora da faxina.

Antes mesmo de arregaçar as mangas e colocar a faxina em dia é fundamental que você estabeleça o passo a passo do seu trabalho. Não adianta sair revirando as coisas com zero planejamento na cabeça porque a missão vai mais bagunçar do que arrumar. Uma dica é iniciar pelas roupas, já que as utilizamos todos os dias. Defina um dia exato para lavar as peças sujas, mas, caso a sua situação esteja realmente difícil, colete os trajes e os divida em dois grupos: roupas claras e roupas escuras. Siga o processo de lavagem normalmente de acordo com os procedimentos da sua máquina e se prepare para a próxima ação.

Separe os móveis e selecione os produtos corretos

Já que você se livrou de vez do vestuário, afaste os móveis da parede e aproveite para estudar/visualizar o seu espaço melhor. Comece de dentro para fora (dos quartos para a varanda) e do menor para o maior (dos pequenos itens aos objetos mais avantajados). Coloque lençóis novos, abra as janelas para aproveitar uma ventilação natural, tire o pó das cômodas e das estantes e organize as prateleiras para depois seguir com a disposição dos sofás, das camas, dos armários, etc. A partir do momento em que você tem uma noção geral do que precisa fazer durante a faxina, escolha os produtos ideais para aquela atividade específica. Caixas e utensílios como vasilhas de variados tamanhos são excelentes pedidas.

Defina um cronograma

Monte um cronograma para facilitar as tarefas.

Sabe o que pode facilitar e tornar o seu processo bem mais ágil? Um cronograma! O motivo está no fato de algumas tarefas serem mais compatíveis, se programadas obedecendo um certo período. Claro, cada família é única e possui a sua própria rotina, mas simplificar o costume de limpeza é indispensável para que ninguém enlouqueça com tantos afazeres, afinal não é sempre que precisamos necessariamente aplicar esforços e dinheiro numa detetização, por exemplo, concorda? Então segue abaixo a lista de tarefas para você seguir com o objetivo de transformar a faxina de casa em algo mais flexível.

Diariamente – lavar a louça, arrumar a cama, jogar o lixo e varrer o chão;
Semanalmente – trocar as roupas de cama, mesa e banho, tirar a poeira acumulada nas estantes e no guarda-roupa, passar pano para retirar o pó no sofá e nas poltronas;
Mensalmente – descongelar a geladeira, higienizar os tapetes, limpar a máquina de lavar, virar o colchão, arrumar a despensa e os congelados.
A cada semestre – lavar cortinas, limpar o ralo, lavar a caixa d’água, retirar o lodo da calçada.
Uma vez por ano – pintar os cômodos da casa, renovar o papel de parede, verificar os encanamentos e as instalações elétricas da residência.

Assuntos que nós indicamos:
5 dicas para escolher a casa própria sem erros
O que levar em conta na hora de comprar um imóvel para a família

Preste atenção aos compartimentos da casa

A intensidade da faxina muda de acordo com o cômodo da moradia. Não dá para comparar o serviço desempenhado na cozinha com o que é feito nos quartos até porque os locais são diferentes e têm as suas particularidades. Por isso, trouxemos uma breve explicação para que você entenda a maneira ideal de realizar a organização em cada aposento.

Sala – recolha sapatos, roupas, brinquedos, além de copos e utensílios que não são dali. Direcione os objetos aos seus respectivos lugares e arrume as almofadas do estofado. Use uma flanela para limpar os móveis e depois siga para o piso. Varra ou passe um aspirador. MOP é uma excelente alternativa para uma faxina impecável;

Quarto – abandone as desculpas e encare logo a sua cama desarrumada. Uma dica é usar apenas dois edredons para facilitar a arrumação. Guarde roupas e sapatos nos lugares apropriados e arrume os móveis e a mesa do computador. Elimine os papéis inúteis ou os coloque para a reutilização dentro de uma gaveta. Higienize o chão e passe um pano molhado para retirar a poeira. No quarto da criança, cate os brinquedos espalhados e deposite todos eles numa caixa devidamente identificada. Uma orientação é educar o seu filho para que ele crie o hábito de guardar sozinho os objetos;

Banheiro – lave o vaso sanitário com uma esponja adequada e use um pouco de sabão em pó. Priorize a pia para retirar as marcas de creme dental e evitar que germes se criem bem no local em que você põe as suas escovas. Troque o tapete e lave com desinfetantes as divisórias que separam o lavabo do chuveiro;

Cozinha – enfrente o desafio e lave a louça sem reclamar. Comece pelos talheres, siga com os pratos e com os pequenos reservatórios plásticos, e depois finalize com as panelas. Deixe a pia limpa e, em seguida, parta para o fogão. O chão merece a sua atenção porque a área é uma região que recebe bastante gordura, portanto invista em desengordurantes poderosos. Faça uma faxina geral nos armários também, utilizando uma buchinha para eliminar as manchas na porta da geladeira.

Mais facilidade: aplicativos que descomplicam a sua vida 

Todoist (disponível para Android e iOS)

Um dos melhores aplicativos para organizar de vez a bagunça da sua casa. Com ele, a lista de afazeres fica bem mais ordenada por conta de uma interface simples e prática. Agendas com horários, despertadores e classificação das atividades são um dos destaques. Clique aqui se você é usuário Apple e clique aqui

se você utiliza o Android.

Sortly (disponível para Android e iOS)

Perfeito para você nunca mais esquecer as coisas que guardou e idealizado para auxiliar na hora de transformar a bagunça na mais completa tranquilidade, o aplicativo dá suporte na faxina dos diferentes cômodos da casa. Categorias com lista de itens com fotos podem ajudar você a lembrar de tudo. Se o seu sistema é o iOS, então clique aqui, já se o seu dispositivo operar com o Android, clique aqui.

Google Keep (disponível para Android e iOS)

Notas rápidas, escritas, digitadas, gravadas com voz e com fotos mostram a que esse aplicativo veio. Elas são armazenadas automaticamente na nuvem (se a sua conta Google estiver sincronizada). Você pode ainda categorizar as prioridades por cor. Para Android, clique aqui, e para iOS, clique aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir a nossa matéria sobre os Fatores que devem ser levados em conta na compra de um imóvel.

Post a Comment