Economia Sem categoria

Aprenda a economizar energia em casa do jeito certo

Algumas mudanças em casa podem ser inseridas em sua rotina e mudar totalmente o valor da sua conta de luz ao final do mês. Às vezes, não prestamos atenção que pequenos costumes podem resultar em grandes gastos de energia. Nesta matéria vamos te ensinar a seguir o caminho certo, e ao final do mês você vai ficar muito feliz com o resultado.

Utilize sua energia do jeito certo

Aparelhos ligados o tempo todo, banho demorado, lâmpadas que não são econômicas, são alguns fatores que juntos causam o absurdo do preço da conta de energia elétrica. Mas, antes de você saber o que fazer para economizar, é necessário parar, pensar, e ter consciência do que você pode fazer ou deixar de fazer para ajudar o seu bolso a respirar melhor ao final do mês.

Leia também:
– 5 dicas para escolher a casa própria sem erros 
– Confira dicas práticas para uma faxina dos sonhos 

Vamos aprender a economizar? 

As lâmpadas certas ajudam a economizar energia

Economizar do jeito certo ajuda a mudar os valores da sua conta de energia.

– Escolha os eletrodomésticos certos

Um ponto importante que deve ser avisado é: não saia comprando qualquer aparelho eletrônico!
Escolha sempre os produtos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Eles podem sair um pouco mais caro, porém se investir nesses modelos, você pode evitar problemas como gastos futuros com o excesso de energia.

– Aproveite a iluminação natural 

Se você está se mudando ou reformando sua casa, invista em blocos de vidros ou telhas transparentes em pontos estratégicos do lar. Esse tipo de material, ajuda a proporcionar até 80% a mais na iluminação natural ao ambiente, o que garante uma grande economia de energia. Além disso, caso você tenha muitas janelas em casa, recomendamos que você deixe-as abertas durante o dia, pois essa também é uma forma de ter mais luz em seu espaço.

– Na dúvida, escolha o branco
Ganhe mais luz na sala

Invista em uma sala com tons claros para ganhar mais luz no espaço.

Outro meio para economizar energia e adiar a hora de acender as luzes, é apostar em cortinas brancas e paredes claras para a sua casa. Essas cores claras refletem e espalham luz por todo o espaço, o que ajuda bastante, caso você esteja focado em economizar eletricidade.

– Não fique refletindo na porta da geladeira

Incontáveis vezes você já ficou com a porta da geladeira aberta, tentando lembrar o que precisa pegar ou apenas pensando na vida? Isso é um erro muito comum que acontece no cotidiano. Mas, poucos sabem que mantendo a porta do eletrodoméstico aberta, faz com que todo o ar frio saia, e o motor tenha que trabalhar mais ainda para esfriá-la novamente. O que acarreta em um gasto bem maior de energia.

Assuntos relacionados:
– Aprenda a se organizar financeiramente 
– Gastos com compra e mudança, prepare-se para eles

– Faça sua pilha de roupas
Pilha de roupa suja

Escolha um dia para lavar e passar todas as roupas.

Não fique preocupada com a roupa que está se acumulando na lavanderia, pelo bem do seu bolso e do planeta, é melhor acumular roupas para lavar quanto pra passar. A máquina de lavar e o ferro consomem muita energia. Por isso, trouxemos algumas ideias para você seguir:
– Tenha um dia na semana para lavar e passar as roupas;
– Deixe as peças mais leves que precisam de menos calor do ferro por último, assim é possível passá-las com ele desligado, mas ainda quente.

Esse é um bom começo para grandes mudanças para a sua conta de energia. Então, mude seus hábitos em casa e lembre-se sempre de economizar!
Gostou do assunto? Continue aprendendo e Confira dicas importantes para economizar no apartamento.

Post a Comment