Tipos de moradia: será que um apartamento é a melhor opção?
Dicas Lifestyle

Tipos de moradia: será que um apartamento é a melhor opção?

A vida de quem mora nas grandes cidades é tumultuada. Nos dividimos em múltiplos papéis e precisamos estar em mais lugares: trabalho, faculdade, cursinho. Então os momentos em casa são normalmente um luxo nos fins de semana.

É natural pensar em se mudar para um local que demande menos cuidado e custo. E ainda tem a questão da segurança, pois comumente outro tipo de moradia, como casas, fica muito tempo só e a acaba se tornando um possível alvo de ameaça.

Aí ouvimos algumas máximas conflitantes. “Ah, como é bom morar em apartamento!”. “Nossa, que horrível morar em apartamento!”.

Antes de arrumar a mudança, ouça opiniões de quem já morou ou mora em apartamento. Elas vão ser a primeira base para sua tomada de decisão. A segunda, é nosso post por que vai ajudar você a saber se um apartamento é a melhor opção para o seu caso.

Não fique na dúvida. Vem com a gente descobrir se um apartamento é a melhor opção para você.

Você pode se interessar:
Tem uma casa e quer se mudar? Saiba como é morar em um apartamento.

Analise sua situação

É importante levar em consideração os fatores que vão ser afetados por essa decisão.
Localização, tempo de locomoção para os seus destinos e estrutura imóvel. Analise com cuidado cada um desses itens para não se arrepender depois.

No mercado há apartamentos de diferentes tipos. Então, o fato que de que você vai morar no apertado é mito. Muitos deles possuem área construída semelhantes a de uma casa. Com vários quartos, suíte e boa área de serviço.

Morar em apartamento garante benefícios irresistíveis. Continue lendo!

Leia também:
Tamanho de apartamento: saiba como escolher o melhor modelo para você.

Custos

Você acha que morar em apartamento é mais caro? A resposta é não. Você vai já saber o porquê.

A taxa de condomínio contempla vários serviços. Os custos são calculados e rateados igualmente entre todos os condôminos. Então dá para usufruir de comodidades que seriam, no mínimo, sufocantes de arcar sozinho. Em alguns condomínios já estão inclusos o gás de cozinha e a água.

Os gastos com segurança são reduzidos consideravelmente. Imagine bancar sozinho as câmeras de vigilância, cerca elétrica, alarme e equipe especializada 24 horas por dia. Com a despesa dividida entre os moradores, não fica pesado para ninguém usufruir desse benefício.

Outra vantagem de morar em apartamento é economizar com a manutenção. Uma condição que você precisa arcar em outro tipo de moradia. As áreas comuns dos condomínios demandam gastos com a jardinagem e limpeza.

A piscina, salão de festas e as quadras necessitam de constantes cuidados para se manterem bonitos e funcionais. Ao pagar a taxa de condomínio, a única coisa que você vai precisar fazer é aproveitar esses espaços de lazer.

Lazer

Bebida com piscina.

A piscina faz parte da área de lazer de muitos condomínios (Getty Images)

Sem dúvida é o grande atrativo dos condomínios. Cada dia há mais ofertas de lazer sem pagar a mais por isso e, o melhor, sem sair de casa.

Piscinas, quadras poliesportivas, playground e academia. Estas são as opções mais comuns para quem vai morar em apartamento. Basta descer e acessar esses lugares para desfrutar momentos de total relaxamento com toda a segurança e conforto que só um condomínio pode oferecer.

Regras de convivência

Um fator significativo na hora de decidir a mudança. Em muitos casos este é ponto alto na hora de escolher outro tipo de moradia.

As regras de convivência são importantes em qualquer lugar. Elas proporcionam senso de tranquilidade e liberdade no usufruto dos seus direitos. Afinal, quem é que gosta de ter sua paz tirada com barulho em hora inoportuna?

Morar em apartamento requer consideração pelo outro. É um exercício diário de empatia. Não é difícil se você pensar que vai ser beneficiado diretamente por essa premissa. E caso seu vizinho não tenha essa consideração, é possível que ele aprenda logo logo.

Quem infringe as regras de convivência não fica impune. Você tem sempre a quem recorrer caso se sinta prejudicado.

Segurança

Definitivamente esta é a principal motivação daqueles que optam por morar em apartamento. Ainda mais se você passa muito tempo fora de casa.

Uma equipe especializada e treinada é contratada para criar a atmosfera de segurança. É libertador poder chegar em casa tarde da noite sem se preocupar com possíveis ameaças. Ou mesmo ser informado quando chega uma encomenda ou alguém para visitar.

Hora de tomar a decisão

Você viu até aqui as vantagens de morar em apartamento. A área de lazer, os custos e a segurança são motivos tentadores. Tudo isso somado ao poder de escolha em morar em um lugar que atenda a sua demanda, seja pelo tamanho do imóvel ou pela sua localização.

Se você concorda com pelo menos três, dos quatro itens que selecionamos para este post, morar em apartamento é a melhor opção para você.

Analise os empreendimentos, faça visitas e reúna o máximo de informações para fazer a escolha certa.

Se você ainda está na dúvida se morar em apartamento é a melhor opção para você, leia também o que avaliar antes de morar num condomínio residencial.

Post a Comment