Compra de imóvel Planejamento

Saiba a hora certa comprar um imóvel

O sonho de possuir uma casa própria acompanha muitos brasileiros, seja entre os jovens que desejam sair da casa dos pais ou entre as famílias que moram de aluguel, mas antes de dar esse grande passo é preciso ponderar bastante para que não haja erro.

A falta de um planejamento financeiro faz com que muitas vezes esse sonho se torne um verdadeiro pesadelo, levando a pessoa a um grande endividamento, que comprometerá o seu futuro financeiro, por isso algumas situações devem ser levadas em conta, fique atento a alguns motivos que podem ser determinantes nessa hora.

Independência e liberdade

A independência é fator decisivo na hora de tomar a decisão de comprar um imóvel. Se você mora com os pais ou com a sogra, provavelmente não tem a liberdade que teria em sua casa própria.

Quem vive na casa própria, além de fazer e viver as próprias regras, constrói um lar e uma identidade familiar — isso sem falar nas possíveis benfeitorias.

Se a sua família vai aumentar

A chegada de um novo membro na família é um bom indício que está na hora de se mudar. Morando de favor ou de aluguel, o espaço costuma ser reduzido. Nesse caso, é necessário um planejamento familiar para saber o tamanho do imóvel que deve-se comprar.

Se você quer realizar o sonho da casa própria

Se fizermos uma pesquisa perguntando qual o maior sonho dos jovens casais e solteiros, a maioria irá responder “casa própria”. Muitas famílias, no entanto, não costumam se planejar, e passam anos pagando aluguel.

Caso você perceba que ainda não está numa situação confortável, melhore o seu planejamento financeiro, pois o momento de comprar um imóvel pode ter chegado — basta apenas que você tome uma atitude.

Esses são motivos que realmente fazem valer a pena o investimento num imóvel, mas agora que já se tem um bom motivo é preciso analisar as condições financeiras, para que essa aquisição não se torne um problema.

É difícil tomar a decisão de comprar um imóvel se a situação financeira não for muito favorável. No entanto, se você se encontra em um quadro de maior estabilidade, já está mais do que na hora de dar esse passo!

Com a facilidade de crédito, com muitos anos para pagar, se criou um grande risco para famílias, visto que nossa população brasileira ainda não tem o hábito e a cultura de projetar em seu orçamento estas prestações.

É aconselhável que se faça uma simulação de financiamento, em algumas instituições financeiras de crédito habitacional e conhecendo o valor da prestação, deverá ser feito uma simulação inserindo este valor dentro do orçamento financeiro. Também pode-se optar por um consórcio de imóveis, fazendo a simulação e comparando as vantagens.

Outro bom motivo para comprar um imóvel é se você estiver com um dinheiro sobrando e quiser investir, imóveis são bens duráveis e fazem parte do planejamento da vida da maioria das pessoas. Isso quer dizer que, caso você precise vender um dia, haverá compradores.

Pondere bem a sua situação e se tiver certeza de que tem condições, faça esse investimento.

Post a Comment