Imóveis à venda: o que saber na hora de avaliar a primeira compra?
Compra de imóveis

Imóveis à venda: o que saber na hora de avaliar a primeira compra?

Nada melhor que o conforto de morar num cantinho só seu, ? Nós podemos imaginar o quanto você está ansioso para que isso aconteça, mas quer um conselho? É melhor manter os pés no chão! Pois é, pesquisar os imóveis à venda é natural, mas comprar imediatamente o primeiro que você gosta pode ser super arriscado.

Tudo bem. Provavelmente você não é um expert no mercado imobiliário, mas existem sim alguns pontos para analisar que podem ajudar bastante na hora da compra do seu imóvel. Neste post, você vai ver os principais deles. O objetivo é fazer com que você fique de olhos abertos na hora da negociação para não se arrepender depois. Vamos ver?

Antes de tudo, saiba o que você quer

Ter em mente um imóvel que atenda às suas necessidades e da sua família é fundamental antes de comprar um novo imóvel. A primeira coisa que você precisa saber é se vai investir em uma casa ou em um apartamento. Essa decisão pode partir da observação da quantidade de pessoas que irão morar com você, do valor do imóvel à venda e até mesmo da localização.

Outros fatores como a quantidade de quartos/banheiros, o número de vagas na garagem e o tamanho do imóvel são igualmente importantes. Logo, antes de sair para procurar o imóvel ideal, esteja seguro do que você quer. Converse com um consultor imobiliário sobre os melhores empreendimentos disponíveis na cidade e tire todas as suas dúvidas.


Você também pode gostar de ler:

6 segredos para uma boa negociação na compra da casa própria

O que levar em conta na hora de comprar um imóvel para a família

5 dicas para escolher a casa própria sem erros


Conheça os custos envolvidos na compra

As despesas relacionadas à compra de um imóvel vão além do valor de venda dele. Custos com cartório, impostos de transmissão de bens imobiliários (ITBI), entre outras despesas e burocracias podem envolver esse processo e variar de acordo com o município. Evite surpresas desagradáveis e previna dores de cabeça.

No caso da compra de imóveis usados, prepare o seu orçamento para fazer futuros reparos no imóvel, caso necessário. Falando nisso, se a casa ou o apartamento que você vai comprar não forem novos, o ideal é que você faça uma inspeção detalhada na estrutura do imóvel. Ao comprar este tipo de bem, todo cuidado é pouco, viu?

Atenção para a valorização do imóvel

Mesmo que você não pretenda vender a sua futura casa ou apartamento tão cedo ou simplesmente não veja a compra como um investimento, é importante ficar atento para o valor de revenda que ele pode ter daqui há alguns anos. Nós listamos alguns aspectos que são indispensáveis para valorizar o seu bem para que você possa analisar na hora da compra. Olha só:

Localização do imóvel: a casa ou apartamento que você vai comprar dá acesso fácil à serviços e instituições úteis para o dia a dia das pessoas?

– Segurança: um dos fatores que valoriza o imóvel é a segurança 24 horas. Ou seja, o fato de local fazer parte de um condomínio pode fazer toda a diferença na hora da venda.

– Conforto para as crianças: a proximidade com as áreas de lazer onde a criançada pode fazer a festa é algo muito valorizado pelas famílias.

Analise as formas de pagamento

Não podemos negar que essa é uma das partes mais importantes para ter atenção ao comprar um imóvel. Como nem sempre é possível ter todo o dinheiro à vista, o jeito é partir para as opções de parcelamento. E olha, felizmente elas são bem amplas! Para facilitar a sua vida, você pode:

Financiar com o Minha Casa Minha Vida

O programa do Governo Federal oferta condições atraentes para que famílias de baixa renda façam o financiamento de imóveis em áreas urbanas. Conheça os critérios do Minha Casa Minha Vida e aproveite os melhores benefícios;

Utilizar o saldo do seu FGTS como parte do pagamento

Se você trabalha com carteira assinada e tem saldo referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que tal utilizar o valor para comprar o seu novo imóvel? Confira as 7 perguntas e respostas mais frequentes sobre o uso do FGTS e acabe com as dúvidas de uma vez por todas.

Estas dicas ajudaram você a avaliar a compra do seu novo imóvel? Como você pode imaginar, segurança é fundamental para ter uma moradia confortável. Por isso, conhecer as 5 razões para morar em condomínios pode fazer toda a diferença na hora de negociar uma casa ou apartamento. Basta clicar aqui para ler o post.

Post a Comment