Financiamento imobiliário: 6 perguntas e respostas sobre o assunto
Compra de imóveis

Financiamento imobiliário: 6 perguntas e respostas sobre o assunto

O sonho da casa própria não está tão longe como parece. Mesmo em tempos de crise, existem opções de créditos que cabem no seu bolso e que oferecem conforto e segurança. Entre eles, está o financiamento imobiliário, uma das principais alternativas encontradas pelos brasileiros para mudar de vida.

Há muito tempo o financiamento deixou de significar mau negócio. Com o passar dos anos, ele evoluiu e se tornou a melhor alternativa para comprar um apartamento sem muita burocracia. No entanto, por mais viável que seja essa opção, ainda há diversas dúvidas sobre o assunto.

Para deixar você bem informado, a RD Engenharia criou esse conteúdo exclusivo que vai trazer as perguntas mais frequentes referentes ao financiamento imobiliário. Continue lendo.

Antes de mais nada, o que é o financiamento imobiliário?

Ele é uma linha de crédito a longo prazo para alguém que deseja comprar um imóvel. É bastante útil, principalmente para quem não possui condições de pagar à vista. Diferente do crédito para veículos, que disponibiliza no máximo 60 meses para pagar, o crédito imobiliário oferece até 35 anos para quitar o empréstimo.

Confira também:
Como economizar dinheiro no dia a dia para a entrada do imóvel?
Minha Casa, Minha Vida: 7 questões esclarecidas para você financiar

1. Qualquer pessoa pode fazer?

Para poder realizar o financiamento é preciso seguir algumas regras exigidas. Caso queira fazer o financiamento pelo banco, qualquer pessoa que tenha renda fixa adequada ao valor de crédito solicitado pode realizá-lo.

No entanto, caso você queira fazer o financiamento diretamente com a construtora, será solicitado apenas a documentação do comprador.

2. É vantajoso financiar pelo banco?

Essa pergunta é bastante frequente na hora de decidir financiar um imóvel pelo o banco.

A resposta é sim! Quando existe uma boa relação entre você e o banco, a melhor opção é optar por ele. Porque a instituição financeira já tem conhecimento do seu limite gasto e quanto você paga por mês.

O financiamento pelo banco, apesar de ser um pouco mais demorado, oferece vantagens que ajudam você na hora de começar a pagar. Existem algumas exigências, como CPF regularizado, mas tudo para tornar o processo seguro.

Ele oferece maior tempo para quitar o financiamento e alguns bancos disponibilizam até 360 meses. O banco possibilita a melhor negociação para as taxas de juros.

3. É possível utilizar o benefício Minha Casa Minha vida?

Sim! Existem programas estaduais e federais que auxiliam famílias de baixa renda a obterem um imóvel, o seu financiamento é realizado pela Caixa.

O Governo auxilia de três maneiras diferentes:

  1. cobrar taxas de juros menores;
  2. pagar uma parte da entrada do imóvel;
  3. deixando mais acessível o valor do seguro imposto no financiamento.

Mas o benefício é válido apenas para famílias com a renda de até R$6.500. O preço do imóvel também precisa estar de acordo com o valor máximo permitido pelo programa Minha Casa Minha Vida. Mas esse limite varia entre cidades.

4. Qual imóvel comprar?

Essa escolha vai depender da necessidade e o momento de vida de cada um. O fator financeiro conta bastante nessa hora também. O valor de uma casa é um pouco maior de que um apartamento.

Vamos dar um exemplo: um jovem solteiro na faixa etária de 18 e 20 anos tem uma necessidade menor, logo financiar uma casa não seria a melhor opção de escolha. Enquanto que para uma família com filhos pequenos seria mais viável a escolha de um imóvel.

Mas depende da situação financeira. Se a melhor opção para o seu bolso é um apartamento, então o certo é investir em um. Não se esqueça da avaliação do imóvel, verifique se tudo está devidamente de acordo com o contrato.

5. Qual o melhor valor para entrada?

Sempre que for fazer um financiamento, é importante já contar com um certo valor para a entrada do imóvel. Quanto maior o valor, melhor porque menos juros você irá pagar.

Então a opção mais viável é aquela que oferece menos parcelas para quitar, pois você irá pagar mais rápido e, assim, conseguirá abater o saldo devedor.

6. Posso utilizar meu FGTS para financiar?

Em algumas situações é permitido usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para realizar a compra de um imóvel financiado. Porém, ele só é possível pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que determina o valor do limite liberado para o financiamento.

O financiamento imobiliário é uma alternativa acessível para conseguir realizar o sonho da casa própria. Oportunidades, imóveis de qualidades e seguros são disponibilizados pelas instituições financeiras com custo-beneficio adequado.

A RD Engenharia, oferece o auxílio que você precisa para realizar seu sonho. Por isso, construímos um material sobre finanças que ajudará você descobrir qual momento ideal para investir em um imóvel, garantir uma renda extra e saber identificar uma boa escolha.

Clique aqui e tenha acesso ao guia para conseguir seu primeiro imóvel.

Post a Comment