Dicas Planejamento

O que avaliar antes de morar num condomínio residencial?

O tipo de moradia como o condomínio residencial tem características diferentes de uma casa comum. Segurança, lazer e convívio são pontos quais você deve avaliar bem antes de comprar um apartamento. E escolher o lugar certo para morar não é tarefa fácil, pois são muitos aspectos que você vai avaliar.

Pensando nisso vamos ver quais pontos importam e vão ajudar você na hora de comprar um apartamento em condomínio fechado. Continue lendo e confira!

Informe-se sobre a infraestrutura do residencial

Procure conhecer a estrutura do condomínio, das áreas de lazer, da garagem e da própria casa. Verifique a planta do empreendimento e certifique-se de que o lugar físico condiz com o que está no papel.

Se você pretende comprar um apartamento pronto, é importante verificar a estrutura do domicílio. Se há manchas de umidade, mofo, rachaduras, se as calhas e azulejos estão em bom estado, como a luz do sol incide sobre o imóvel, entre outros fatores.

Já se sua vontade é construir, confira com a construtora se existem regras ou modelos preestabelecidos, o que é comum em condomínios residenciais. Certifique se o condomínio escolhido está de acordo com seus planos e com suas finanças.

Procure saber se é comum ter enchentes na região, se na proximidade existem lixões e como é o sistema de esgoto. Além de verificar as condições das ruas e das calçadas.
Busque saber também sobre o histórico do apartamento e sobre as instalações hidráulicas e elétricas. Conhecer essas especificações é uma forma de prevenir surpresas e gastos inesperados. O ideal é você contratar um profissional especializado para fazer uma vistoria geral nas instalações.

Ele vai fazer um diagnóstico rigoroso nos pisos e paredes e nos materiais utilizados no apartamento, bem como das áreas comuns do residencial.

Leia também:

Como economizar dinheiro no dia a dia para a entrada do imóvel?
Imóveis à venda: o que saber na hora de avaliar a primeira compra?

Conheça bem o entorno e a localização do apartamento

A localização do condomínio não precisa ser necessariamente em um bairro tradicional. Busque um lugar que ofereça comodidade para você e sua família. Confira se há escolas, creche, supermercados, hospitais e serviços que você considere necessários nas proximidades.

Confira se o condomínio tem um acesso fácil para seu trabalho e como o trânsito funciona nesta região. Conheça as vias de acesso e as linhas de ônibus. Esses fatores podem influenciar na sua rotina.

Verifique a segurança do local, se onde o residencial está localizado é seguro. Se além da segurança do condomínio, há policiamento no bairro, por exemplo.

Procure conhecer o perfil da vizinhança

Buscar um contato com a futura vizinhança antes de fechar a compra da casa nova é um fator de grande ajuda na escolha do lar ideal. É importante se informar também sobre as regras de convivência e o que é proibido no condomínio, para não ter nenhuma surpresa desagradável depois de se mudar.

Escolher uma vizinhança que esteja de acordo com o seu perfil e da sua família com certeza deve aumentar sua satisfação com a aquisição do imóvel. Você e sua família viverão muitos anos nesse local, então é essencial que ele seja agradável em todos os sentidos.

Confira o preço, valorização e condições de pagamento

Vale sempre lembrar que para a compra certa o ideal é a pesquisa. Então avalie tudo minuciosamente antes de comprar. Procure também avaliar se o preço do imóvel está compatível com os locais de sua preferência.

Residir em um condomínio residencial é bem vantajoso. Entretanto, se você ainda tiver dúvidas e quiser pesquisar um pouco mais, um grande auxílio nessa hora é uma boa empresa que possa lhe mostrar boas opções para facilitar a sua decisão.

A RD Engenharia oferece empreendimentos imobiliários com ótima localização e ainda dá pra financiar pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

E aí, já sabe como escolher um condomínio para morar? Restou alguma dúvida? Se sim, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos à disposição

Agora, você já sabe quais são os pontos mais importantes para garantir o melhor negócio na hora de comprar um apartamento. E já que você está por aqui, que tal ver também Os 7 passos para fazer um planejamento financeiro eficiente?

Post a Comment