Comprar ou alugar um imóvel? Compare e veja qual é o melhor para você!

Comprar ou alugar um imóvel? Compare e veja qual é o melhor para você!

É muito comum encontrarmos pessoas que não possuem a casa própria e por esse motivo moram na casa de parentes ou amigos. Por mais que seja a alternativa mais viável, em algum momento pode surgir a necessidade de buscar um outro lugar para morar. Junto a essa necessidade vem um dilema: comprar ou alugar um imóvel?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso ter muito equilíbrio e colocar na balança os pontos positivos e negativos de cada um. Afinal, tomar decisões precipitadas podem prejudicar a vida no futuro. Se você está nesse impasse, leia o nosso conteúdo até o final. Nós, da RD Engenharia, vamos ajudar a comparar e escolher a melhor alternativa. Confira!

Defina quais são as suas prioridades

Ambas as opções podem ser viáveis, mas é importante não esquecer o que é mais importante para você. O aluguel pode oferecer vantagens quando a sua prioridade é encontrar uma nova casa. Dependendo do acordo com o locador, as taxas podem incluir basicamente água e luz ou, às vezes, apenas o valor do aluguel. E os valores são bastante variados, e cabe a você optar pelo imóvel mais vantajoso.

Mas, se você coloca um imóvel próprio como prioridade, é preciso pensar no seu investimento. Custos do financiamento, formas de pagamento, valores e etc. Como sabemos, é preciso ter preparo financeiro para fazer a melhor aplicação.

Qual é a sua prioridade? Arrumar um novo lugar para morar ou conquistar um imóvel próprio? Se você respondeu que são os dois, vamos aos pontos essenciais para colocar na balança:

Atenção para as suas condições financeiras

Nos últimos anos têm crescido o número de pessoa que optam pelo aluguel. Os argumentos mais usados para justificar a escolha é “não tenho condições financeiras para construir ou comprar um imóvel pronto”. Mas, como nada cai do céu, conquistar a casa própria requer um bom investimento em dinheiro.

Você está em condições financeiras de pagar um aluguel? É provável que também esteja condições de investir no sonho da casa própria. Afinal, qual dos dois é mais vantajoso?

Não deixe de conferir também:
– O que avaliar na hora de comprar um apartamento pronto?
– Como economizar dinheiro no dia a dia para a entrada do imóvel?

Como funciona morar de aluguel

Não podemos negar que quem mora de aluguel tem certas vantagens: não se preocupar com a manutenção do imóvel, reformas, impostos, entre outros. No entanto, o preço do aluguel pode variar bastante, tendo como base o número de quartos, tamanho, localização, etc. E convenhamos, nem sempre o valor compensa para quem já tem família.

Uma desvantagem de quem vive de aluguel é a falta de estabilidade. A qualquer momento o dono do imóvel pode solicitá-lo, realizar ajustes no valor e mesmo impor condições que você pode aceitar ou não. Sem falar que na maioria das vezes não existe prioridade, principalmente quando se vive em apartamentos.

Trocando em miúdos: o imóvel alugado não lhe traz nenhum retorno financeiro, você não tem total liberdade para reformar, construir, investir e, claro, se apropriar. O risco é que você pode pagar para morar o tempo que for e, no fim das contas, não ter direito a um metro quadrado sequer.

Entenda mais sobre o imóvel próprio

Diferente de pagar aluguel, apostar num imóvel próprio oferece inúmeras vantagens. Vamos a um ponto central: ao invés de pagar parcelas apenas para poder viver temporariamente num local, investir um valor mensal no financiamento de um imóvel lhe dará a garantia de tê-lo legalmente no seu nome. Ou seja, no final das contas você será o proprietário do imóvel.

Vamos pontuar algumas outras vantagens para você:

– Facilidade de compra: Conseguir um imóvel próprio requer, além de paciência, uma boa estratégia. Isso porque, como sabemos, o valor integral de um patrimônio como esse não é tão acessível para a maioria das pessoas. Por isso, grande parte dos compradores recorrem ao financiamento.

Essa facilidade, oferecida pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, ajuda bastante quem precisa de uma ajudinha na hora de financiar o imóvel.

– É um bem durável: é claro que, como qualquer outro bem material, ele pode sofrer desgastes e precisar de reparos regularmente. Mas isso ajuda a conservá-lo e mantê-lo novo por muito mais tempo. Não é como um veículo que, por mais que passe por reparos, em algum momento precisará ser trocado por outro.

– Pode se valorizar: com o passar do tempo, é normal que o imóvel seja valorizado. Isso significa que, em uma eventual necessidade de mudar de cidade ou região, você poderá vendê-lo por um valor maior do que a sua aquisição, configurando um retorno financeiro considerável.

Comprar ou alugar um imóvel

É claro que isso depende da sua necessidade. No entanto, é preciso levar em consideração esses pontos-chave para avaliar antes de decidir entre o aluguel ou a compra de um imóvel. E isso depende, como já dissemos no início do artigo, da sua prioridade. Será que vale a pena pagar e não ter ou pagar e ter? Reflita.

Neste artigo você viu: as vantagens de desvantagens de morar de aluguel e os pontos essenciais para avaliar antes de decidir entre aluguel e casa própria. Viu também que é preciso definir suas prioridades para não sair perdendo. Não deixe de conferir também: Quer se mudar? Conheça 7 planos simples de como ganhar dinheiro.

Post a Comment