Como escolher um apartamento seguro quando se tem crianças em casa?
Dicas

Como escolher um apartamento seguro quando se tem crianças em casa?

É como dizem por aí, filhos são a alegria da casa. Eles gostam de brincar, de correr pelo quintal e de mexer em tudo. Isso sem falar da rotina que muda completamente com a chegada deles.

Ou seja, tem que levá-los pra escola, pras aulinhas de natação (ou de balé) e ainda ficar de olho na segurança deles. Ver, por exemplo, se é seguro eles brincarem na vizinhança.

Quem está pensando em deixar o aluguel de lado ou sair da casa dos pais e tem filhos pequenos principalmente precisa ficar atento a alguns pontos que fazem toda a diferença na vida das crianças.

Pensando nisso, nós criamos esta matéria. Você vai aprender o que avaliar antes de comprar um apartamento. E é importante destacar que as dicas que colocamos aqui embaixo valem tanto pras pessoas que já têm filhos quanto para aquelas que pretendem ter um (ou mais!). Tudo bem? Então vamos começar:

Priorize a segurança de toda a família

Antes mesmo de pensar no tipo de apartamento que mais combina com a sua família, é preciso avaliar se a região do condomínio é segura de verdade. Com o aumento dos casos de violência, todo cuidado é pouco.

Por isso, a nossa primeira dica é verificar se o condomínio conta com um bom serviço de portaria. Uma das vantagens desse tipo de serviço é o controle de visitantes no lugar.

Isso evita, por exemplo, que pessoas estranhas acessem as dependências do prédio, o que pode acabar atrapalhando possíveis planos de roubo e sequestro.

É preciso avaliar também se os muros são altos o suficiente para impedir invasões. Se eles tiverem cercas elétricas e/ou câmeras de segurança, melhor ainda.

Preste atenção às janelas

Quando falamos sobre segurança, temos o costume de pensar sempre no lado de fora da nossa casa. Mas quando o assunto é segurança em um apartamento, é necessário pensar também no lado de dentro.

Se você NÃO quiser morar no térreo, então vai precisar se preocupar com as janelas do imóvel. Como criança gosta de ficar pendurada em todos os cantos, é bem provável que ela tente ir pra varanda. Já imaginou o perigo?

Uma alternativa é instalar redes de proteção que impedem a passagem de partes do corpo. Pra quem não quer ter a vista prejudicada por causa dos fios da tela, tem também a proteção em vidro que pode ser fechada a chaves.

Caso você opte por essa segunda solução, não deixe de perguntar se é possível instalar esse tipo de estrutura no local.

Confira se há escolas perto do apartamento

Um dos maiores segredos para saber se o imóvel que você escolheu vale realmente a pena é observar se nas redondezas do condomínio existe alguma escola.

Muitas vezes, os pais cometem o erro de avaliar apenas os itens de lazer. Mas ao comprar um imóvel, é necessário analisar também o que está ao redor dele, o que vem no pacote.

Por exemplo, não adianta muito investir em um apartamento que pode, sim, ser bem completo e oferecer segurança, mas que está localizado em uma área barulhenta demais.

Em relação às escolas é quase a mesma coisa. De nada adianta escolher um condomínio barato, se ao longo do mês, você vai gastar muito dinheiro no trânsito com o combustível.  

O tempo que você vai levar pra deixar as crianças na escola ou pra você ir pro trabalho pesa demais nessa decisão.

A ideia é que eles estudem no mesmo lugar ou em uma região próxima até mais ou menos o final do ensino fundamental porque, a partir dessa fase, talvez eles consigam ir sozinhos pra lá. Se isso for possível, é importante consultar se há pontos de ônibus próximos da sua casa pra evitar atrasos.

Veja se o tamanho dos quartos é adequado

Ter muito espaço dentro de casa é fundamental, quando se vive com crianças. Isso não significa que o quarto precise ser grande, mas ele tem que ser, no mínimo, confortável.

Os seus filhos provavelmente devem ter muitos brinquedos, então contar com um espaço livre no quarto para arrumar esses objetos é essencial e facilita muito a organização.

Outro ponto importante é considerar um cantinho só para os estudos das crianças. Ele precisa ser bem iluminado, arejado e oferecer um bom isolamento acústico pra não atrapalhar os momentos de concentração.

Não se esqueça das áreas de lazer

Um dos atrativos mais legais de um condomínio são justamente as áreas de lazer do prédio. Alguns complexos dispõem de academia, piscinas adulto e infantil e até cinema. A ideia é agregar o máximo de comodidade em um único lugar.

Um fator que precisa ser levado em conta é se os seus filhos costumam receber muitos amiguinhos em casa. Caso isso aconteça com muita frequência, talvez seja melhor encontrar um empreendimento com playground.

E qual seria a vantagem disso? Você iria dispor de um espaço voltado especialmente pra brincadeiras, onde as crianças podem correr à vontade. Tem também o fator Economia. Ou seja, não vai ser necessário pagar por um parquinho em um shopping, por exemplo.

Um outro item que é muito importante é o salão de festas. Você sabia que o aluguel de um espaço para aniversários chega a custar até R$4 mil reais? Pois é. Agora imagine esse custo multiplicado ao longo de 8, 10 ou 15 anos. É muito dinheiro!

Essa mesma quantia poderia ser usada pra pagar outros elementos da festa como a própria decoração.

Verifique se a vizinhança é muito barulhenta

Escolher o melhor apartamento pra sua família também exige de você muita paciência pra ver com calma se a vizinhança é realmente tranquila.

Veja, se perto do condomínio existem muitas casas de festas ou bares. Se a região for comercial demais, é bem provável que você enfrente problemas com o barulho do trânsito que começa logo cedo e segue até mais ou menos as 19h.

Pais de recém-nascidos, por exemplo, precisam analisar essa situação com ainda mais cuidado porque a zoada em excesso pode prejudicar o sono do bebê.

A nossa dica é conversar com os vizinhos da região, perceber como eles se comportam em diferentes períodos do dia. Para isso, você vai precisar visitar essa mesma área em horas diferentes.

Sim, porque pode acontecer de você ir até o local pela manhã e não ouvir nada e à noite, já depois de ter se mudado para o imóvel, não conseguir dormir por causa do barulho.

O que achou do conteúdo? Temos certeza de que agora ficou muito mais fácil comparar as melhores opções de apartamento do mercado. Agora, você já sabe quais são os pontos mais importantes pra garantir o conforto e a segurança que os seus filhos merecem.

E já que você chegou até aqui, pensamos em facilitar ainda mais essa tarefa. No Leve Castanheiras, por exemplo, você encontra tudo o que nós destacamos aqui em cima. Tem academia, área de lazer completa, salão de jogos, entre outros.

A localização é ótima também, pertinho de shoppings e feiras da região. E ainda dá pra financiar pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Por isso, vale a pena conhecer.

Nós fizemos um infográfico sobre o Leve Castanheiras. Nele, nós mostramos os itens de lazer que o empreendimento oferece. Clique aqui para acessar o material. Não se preocupe, você não vai precisar pagar nada por isso.

Post a Comment