O que avaliar na hora de comprar um apartamento pronto?
Dicas

O que avaliar na hora de comprar um apartamento pronto?

Quem quer realizar o sonho da casa própria muitas vezes se depara com a ansiedade de fazer uma mudança rápida, porque quer, finalmente, sair do aluguel. Entretanto, há diversos fatores para se avaliar antes da esperada transição e que requerem muita atenção! Principalmente, se você está interessado em um apartamento pronto.

A RD Engenharia, pensando em te ajudar nessa questão, elaborou este artigo com os principais pontos em que você deve avaliar na hora de comprar um imóvel pronto. Acompanhe.

Como escolher entre apartamento pronto ou na planta?

Antes de comprarmos um apartamento, nos deparamos com a possibilidade de adquiri-lo na planta. Afinal, você tem a vantagem de comprá-lo por um preço mais em conta do que depois do seu lançamento pronto. Mas será que essa vantagem se sobressai às demais de comprar um apartamento pronto?

Talvez você queira repensar se vale a pena pagar menos, enquanto espera longos meses para sair do aluguel. Além disso, comprar um imóvel na planta pode trazer um descontentamento quanto à concretização do projeto que você acreditou que estaria 100% lá. Sem falar que é mais difícil ter opções de instituições financeiras que te ajudem a financiar um imóvel na planta.

Todavia, um imóvel pronto também tem critérios que precisam de um pouco mais de atenção na hora de avaliar. Veja abaixo como o que avaliar no imóvel pronto de acordo com os seguintes parâmetros.

  1. Instalações

Uma das melhores vantagens de ter um apartamento já pronto é poder visualizar suas instalações. Assim, você pode avaliá-las e verificar sua qualidade e se atendem às suas necessidades. Esteja atento a funcionalidade do espaço e se ele se adequa ao seus móveis e eletrônicos.

Uma grande vantagem de visualizar seu imóvel pronto é que você evita surpresas desagradáveis, como as instalações estarem diferente do projeto. Até que se façam todos os ajustes você pode ficar mais ansioso com a espera. Afinal, se fosse um imóvel na planta seriam duas: a do apartamento ficar pronto e a da reforma dos ajustes.


Leia também:

Como escolher um apartamento seguro quando se tem crianças em casa?

5 dicas essenciais para a escolha de uma imobiliária de confiança


  1. Localização

Avaliar um imóvel na planta e pronto pode não fazer tanta diferença quanto a localização. Mas a verdade é que a possibilidade de você traçar a sua rota e averiguar como está o apartamento antes de comprá-lo pode ser um grande diferencial.

Enquanto não há ninguém morando naquela região, você pode achar “mais fácil” o acesso até ela. Mas quando o imóvel está pronto e você já conta com uma vizinhança, fazer trajetos de ida e volta e avaliar localidades como escolas e supermercados pode parecer mais realista.

Por isso, antes da compra, busque fazer rotas em diferentes horários e aproveite para avaliar como está o ambiente dentro do imóvel que você comprou.

Em um condomínio, por exemplo, você pode verificar como são as áreas de lazer e os outros espaços comuns em diferente períodos. Além disso, pode observar como ocorre a movimentação em elevadores, estacionamento, piscina e etc.

  1. Vizinhança

Claro que a segurança é um fator muito importante para que você proteja sua família, certo? Com um apartamento pronto você pode avaliar sua vizinhança e perguntar como é morar por ali. Assim, você tem a garantia que seus vizinhos possuem os mesmo valores e prioridades que você.

Ademais, você ganha novas perspectivas sobre o ambiente e aprende as melhores vantagens de se viver naquele prédio e, também, as dificuldades. Dessa forma, você faz uma avaliação mais completa se aquele realmente é o lugar ideal para você e sua família.

  1. Mudança imediata

Quem quer se livrar do aluguel imediatamente conta a super vantagem de sair direto para um apartamento pronto para morar. Nesse quesito é importante avaliar se o seu imóvel está realmente pronto e atendendo às suas necessidades mais urgentes, como segurança, lazer, conforto e tranquilidade (principalmente, na questão de obras que ainda estão em andamento).

  1. Facilidade de financiamento

Você sabia que um apartamento pronto tem mais chances de ser adquirido por um financiamento do que um apartamento na planta? O financiamento da casa pronta é uma modalidade das mais utilizadas em crédito habitacional. Afinal, é uma forma de garantia para as instituições financeiras.

Se você estiver inclinado a fazer um financiamento de imóvel, observe a possibilidade de dar um grande valor de entrada para que haja menor tempo de pagamento do apartamento. Com a documentação em dia, o processo é considerado pouco burocrático e rápido. Um super benefício para quem tem pressa de trocar o valor do aluguel pela garantia da habitação própria.

Nossas dicas foram úteis para você? Aproveite para ler nosso guia e se preparar financeiramente para realizar o sonho de ter um apartamento próprio. Baixe gratuitamente o material Primeiro imóvel: como organizar suas finanças para conquistar o seu e entenda:

– Qual o momento ideal para investir em um imóvel;

– Como garantir uma renda extra;

– Por que o planejamento financeiro é importante;

– As características de um bom imóvel.

Post a Comment