Qual é o tamanho de apartamento ideal para você?
Compra de imóveis Dicas

Tamanho de apartamento: saiba como escolher o melhor modelo para você

A escolha do apartamento é uma decisão que gera muitas questões. Localização, segurança e preço são apenas algumas das principais dúvidas. Outro ponto que influencia bastante a compra do lugar ideal é o seu tamanho, fator que está relacionado diretamente ao estilo de vida que os moradores pretendem ter.

Por isso, seja para quem deseja sair da casa dos pais, seja para as pessoas que pretendem formar uma família, é importante saber o que levar em consideração na hora de fechar negócio.

Para ajudar você, nós mostramos abaixo o que avaliar ao escolher um apartamento novo. Acompanhe:

Tamanho da família

O primeiro passo para escolher o tamanho ideal do apartamento é avaliar seu planejamento familiar. Isso significa que você vai precisar considerar a quantidade de pessoas que irão morar no imóvel.

Uma dica é pensar em como você quer viver daqui a 10, 15 ou 20 anos. Se hoje você tem um companheiro, mas deseja ter filhos no futuro, então o apartamento ideal precisa ter, no mínimo, dois quartos.

Já para quem vive somente com o companheiro, sem a presença de crianças, então um dormitório é o suficiente. Quanto mais pessoas fizerem parte do seu plano, maior vai ser o espaço necessário.

Entre os tipos de apartamento mais indicados, podemos destacar o apartamento padrão, o loft e o duplex. Fizemos uma matéria completa sobre o assunto. Clique aqui para ler o conteúdo gratuito.

Estilo de vida dos moradores

Analisar como você aproveita seu dia a dia também ajuda a decidir qual tamanho de apartamento mais combina com sua necessidade. Por exemplo:

Se você é uma pessoa que adora receber amigos em casa. Considere:
1. Encontrar um apartamento com uma sala mais espaçosa ou um terraço mais aconchegante;
2. Comprar um imóvel com uma área de lazer completa para todos se divertirem (inclusive, os filhos dos seus amigos).

Agora se você é uma pessoa que viaja muito a trabalho ou prefere ter mais praticidade na hora da limpeza, talvez um apartamento pequeno seja a melhor opção. Para quem trabalha em home office, um apartamento com escritório pode proporcionar mais praticidade na rotina.

Infraestrutura do condomínio

Além de avaliar o tamanho da família e o estilo de vida dos moradores, é muito importante levar em conta também as vantagens que o condomínio oferece em relação à estrutura do lugar.

As áreas comuns são como uma extensão do seu apartamento, por essa razão é essencial pesquisar opções de imóveis que reúnem o máximo de comodidade possível. Veja como o apartamento pode oferecer mais facilidade no seu cotidiano:

  • Áreas de lazer com playground são ótimas para casais com filhos;
  • Piscina e academia são perfeitas para as pessoas que se preocupam com a saúde;
  • Quadras poliesportivas ou churrasqueira são detalhes que fazem a diferença no domingo à tarde com os amigos;
  • Salões de festas ajudam bastante a economizar nos aniversários de família.

Presença de animais de estimação

Para aqueles que já possuem ou desejam ter um bichinho de estimação, a nossa primeira dica é procurar saber se a administração do condomínio permite a entrada de pets.

Depois disso, você vai precisar verificar opções de apartamento com um espaço maior para que ele tenha por onde andar e brincar. Quanto maior a varanda ou a sala, melhor para o animal porque esses ambientes proporcionam boa entrada de luz e ventilação.

Um outro local que pode ajudar você a tomar sua decisão são as áreas de lazer para realizar atividades recreativas com o bichinho. Lembre-se sempre de limpar as necessidades do animalzinho com o saquinho para não incomodar os vizinhos.

Móveis de decoração

Pode não parecer, mas a escolha dos móveis de decoração do seu apartamento dizem bastante a respeito do tamanho do imóvel ideal para você e sua família. Quem possui móveis antigos e pretende incluí-los na mudança precisa ficar de olho se o tamanho do apartamento comporta toda a mobília.

Em geral, apartamentos pequenos exigem móveis planejados para cada ponto do ambiente. Por isso, é importante que esses objetos sejam funcionais e menos espaçosos. Uma dica é aproveitar o potencial das paredes com prateleiras e armários.

Em apartamentos maiores, é possível incrementar mais os ambientes. Só tome o cuidado para não tornar o lugar pesado demais por conta da decoração em excesso.

Quer comprar um apartamento usando o FGTS?

Agora que você já viu os pontos que precisa analisar antes de escolher o tamanho certo de apartamento, chegou a hora de entender como o FGTS pode transformar esse sonho em realidade.

Nós montamos um eBook exclusivo sobre o assunto. Nele, você vai conferir:

  • O que é o FGTS na prática;
  • As principais dúvidas sobre o benefício;
  • Como consultar seu saldo.

Não se preocupe, o material é gratuito! Para acessar o conteúdo completo, basta clicar aqui.

Post a Comment