Blog

10 dicas para economizar espaço no seu apartamento

Confira algumas boas dicas para deixar seu cantinho ainda mais confortável!

Publicado por RD Engenharia - 08/09/2020

Muitas vezes, com a rotina corrida ou por falta de uma ajudinha especializada, começamos a ajeitar o apartamento do jeito que dá e nos esquecemos de pensar estrategicamente em como aproveitar os espaços da melhor forma possível.

Mas não se afobe - estamos aqui para ajudar! Hoje, vamos mostrar para você 10 dicas incríveis para economizar espaço no seu apartamento e acabar de vez com a bagunça generalizada:


1) Diminua a quantidade de objetos desnecessários

O primeiro passo para economizar espaço é pensar na estrutura do apartamento. O ideal é que, desde o começo, você evite encher os cômodos de móveis e objetos que vão sufocar o espaço. Quando há um controle da organização, fica mais fácil manter um ambiente clean e minimalista.

Então, antes de começar a colocar os pingos nos i’s, trabalhe com a ideia do desapego: junte todos os objetos que não usa há um tempo (roupas, utensílios de cozinha, enfeites, entre outros), analise cada um e pense “eu realmente preciso disso?” para depois fazer a limpeza. Caso haja alguma dúvida, que tal fazer uma doação para quem precisa, hein?


Veja só essas dicas do canal da Natasha Belus, tiradas do livro “A Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo:



                                        

2) Organize seu espaço de forma simples

Leve essa dica para toda a vida: menos é mais. E isso também vale para quando for economizar espaço em seu apartamento. Então, nada de comprar milhares de enfeites ou deixar roupas dando bobeira em cima da famosa “cadeira da desorganização”! Invista em organizadores e gavetas que vão facilitar a vida e deixar o ambiente mais limpo.

Além disso, já pensou em trazer plantas para a decoração de casa? Elas deixam o lugar mais fresco, leve e cheio de vida. Mas se você fica fora o dia todo, aposte em plantas que precisam de menos cuidado, viu?





3) Use e abuse das paredes 

Outra coisa importante para quem quer economizar espaço é aproveitar as paredes. Sempre há algum lugar acima dos móveis ou atrás das portas para ser utilizado, não é?

Além disso, que tal usar ganchos e prateleiras para guardar seus objetos? Veja se há espaço para colocar esse tipo de organizador na cozinha, quarto, banheiro ou copa. O ideal é optar por cores iguais ou similares às usadas na parede para trazer leveza ao ambiente.





4) Aposte nas cores claras

Todo mundo sabe que as cores podem dar a sensação de um ambiente maior ou menor do que realmente é. Para você que procura economizar espaço, o ideal é apostar em tons mais claros e evitar os tons escuros que deixam o local mais carregado. Branco, marfim, bege ou cores pastéis são ótimas opções!





5) Aproveite a luz ambiente

A iluminação também influencia bastante o espaço e oferece uma série de benefícios para o bem-estar dos moradores, além da economia de energia. Isso acontece porque temos nosso estímulo cerebral ativado pela luz – é por isso que, à noite, sentimos mais vontade de descansar.

A luz natural contribui para o realce das cores e da decoração como um todo, além de dar a sensação de que o espaço é mais aberto. Por isso, garanta o máximo de luminosidade através de janelas de vidro. Caso não tenha muita luz natural, saiba usar a luz artificial para destacar pontos estratégicos do ambiente e, assim, economizar espaço (aposte em luminárias, abajures e arandelas).